sábado, 16 de janeiro de 2010

Uma dica: a trajetória de Gorender


No campo da historiografia, como, talvez, em todas as profissões ou campos de pensamento, existem as diversidades de posicionamento político por parte de quem pratica. Se é assim, é possível encontrar historiadores/as ou professores/as de história com pensamento e prática política voltada a 'defesa' de quem oprime e explora, ou voltada as posições de quem é oprimido e explorado, ou mesmo pretensamente sem uma posição definida, uma espécie de "neutralidade", que pra mim é um tanto quanto hipócrita.

No caso do historiador tema dos escritos de hoje, Jacob Gorender, a posição política é bem definida, e sua trajetória de luta muito interessante. Apesar de não compartilhar das mesmas idéias de luta social do autor, que vê a luta através da organização partidária, enquanto eu procuro pensá-la numa perspectiva libertária, já tive a oportunidade de ler um livro dele que se chama Marxismo sem Utopia, para um trabalho para a disciplina de Teoria da História a uns 2 anos atrás, e sem dúvida é uma obra de idéias e de escrita elogiáveis.

E sobre a sua trajetória, estes dias me deparei com um filme veiculado na TV Câmara que problematiza o tema e que está disponível no site da Emissora para download. Quem se interessa pela história política recente do Brasil provavelmente se interessará por esta produção.


P.S. Fuçando no site da emissora é possível encontrar outras produções interessantes.

0 comentários: